segunda-feira, 29 de março de 2010

Entrevista de Robert Pattinson sobre o filme ‘Lembranças’


Robert Pattinson fala sobre 'Lembranças'

O galã adolescente prova que há mais coisas na vida além de 'Crepúsculo' ao falar com a Time Out sobre seu romance indie "sério", 'Lembranças'.


O murmúrio nervoso de excitação tomando conta da suíte de hotel de Robert Pattinson esta manhã não é o que metade de vocês esperavam (que ele saísse andando com a pele dourada e dentes afiados alarmantes). Porém, pessoalmente, a estrela de Crepúsculo é quente, a pessoa mais séria e elegante que você pode imaginar, com algo do garoto adolescente da escola, até mesmo com os punhos da jaqueta desgastados. Em nossa conversa monitorada de perto (20 minutos! Nenhuma pergunta sobre a Kristen!), Pattinson fala sobre seu papel como o estudante fumante derrotado, Tyler Hawkins, no filme indie americano ‘Lembranças’, sobre criar 'mística' como ator e sobre sugar sangue do lábio da sua colega de cena.

Você parecia estar assustadoramente rígido segurando o prêmio Bafta no mês passado. Você está ficando mais tímido?
'Eu acho que sim! Quanto mais entrevistas você dá, mais coisas você fala para as pessoas. Você repentinamente começa a se preocupar que as pessoas possam estar mais propensas a te julgar. Se ninguém sabe nada sobre você, então você pode falar o que quiser - e simplesmente se contradizer mais tarde. Mas quanto mais você se contradiz, menor fica a distância até o que você pode dizer antes que as pessoas fiquem irritadas.'

Onde 'Lembranças' se encaixa na loucura de 'Crepúsculo'?
'Eu li toneladas de roteiros depois do primeiro filme da série 'Crepúsculo' e só gostei de um ou dois. Eu não trabalhei o ano inteiro depois de 'Crepúsculo'. O que eu fiz? Nada! [Risos] Foi realmente bom. Eu ainda estava tão acostumado com não fazer nada durante a maior parte do tempo quando eu estava na Inglaterra. E agora que eu tenho trabalhado muito, não consigo imaginar ficar um mês sem trabalhar. Agora estou fazendo trabalho-para-trabalho-para-trabalho-para-trabalho. O que é uma coisa perigosa para se fazer porque você tem um filme estreando a cada três meses. Isso é mais que saturação. Você precisa trabalhar um pouco em criar um tipo de mística.'

Mística? É isso que você acha que precisa? Ou o que você sente que as pessoas querem?
'Eu vejo pessoas que estão em jornais e revistas o tempo todo. Se elas estão lá toda semana, eu fico muito menos interessado em seus filmes. Então, sim, eu sou sempre um pouco desconfiado.'

O seu novo filme, 'Lembranças', se passa no verão de 2001. Você tinha alguma restrição sobre fazer uma ficção sobre o 11 de setembro?
'Quando eu li pela primeira vez, eu não achei litigioso. Eu pensei que isso havia fluído biologicamente: é ancorado na realidade. Isso me tocou duramente, então eu queria expressar as mesmas emoções que eu senti na primeira vez que eu li. Eu tenho pavor de pessoas que pensam que é manipulação. Eu li o roteiro e achei que deveria ser feito.'

Você apanhou muito em 'Lembranças'. Foi divertido atuar como uma pessoa normal?
'Sim, é sempre divertido violentar as coisas. Eu acho que é uma das coisas mais divertidas do filme - desde a primeira briga, que é uma briga bem grave, sempre há todas aquelas feridas no rosto dele, durante dois terços do filme [risos].'

E então sua namorada fictícia [Emilie de Ravin] te beija e fica com o lábio cortado...
'Esse foi um grande momento, que está no roteiro, quando há um pouco de provocação com o corte nos lábios dela, mas isso foi cortado do filme – quando eu sugo um pouco de sangue deles [risos]. Eu acho que foi um pouco estranho.'

Essa foi a sua primeira cena de sexo?
'Não. Minha primeira cena de sexo foi em “Little Ashes” quando eu tinha 21 anos, e foi com um cara. E era para eu ter uma espécie de colapso nervoso no meio disso também. Então foi uma boa introdução para essa!'

Você sente que tem algo para provar, já que 'Crepúsculo' tem sido tão bom financeiramente?
'Eu acho que as pessoas são realmente rigorosas sobre tudo que se torna famoso. Isso é realmente estranho. Eu estava vendo um artigo sobre "Little Ashes". "Ele ainda não mostrou seu potencial nas bilheterias. 'Little Ashes' tomou bomba". Poderia ter sido por causa do tema gay? Ou, er, o fato que ele só passou em 16 cinemas'

Há muita bebida e sexo nesse filme. E as suas fãs mais novas?
'Essa é a menor das minhas preocupações. Eu acho tão ridículo pessoas colocando pressão na arte. Eu acho que os pais são quem ensinam as crianças. Quanto mais você tenta esconder coisas como essas, mais excitantes e atraentes elas são. [Sorriso irônico] O movimento de abstinência é resultado da obcessão das pessoas com o sexo durante os últimos 20 anos, estando tão aberto para todos. É lucura pensar que as pessoas mais novas, quando seus hormônios estão mais furiosos, que elas de repente ficarão como "Oh, eu não quero nada disso".'

Você está atualmente filmando ‘Bel Ami’ com a Uma Thurman. Você interpreta um verdadeiro suíno.
'Eu achei aquele o roteiro mais divertido que eu já li. Quando fizeram esse filme nos anos 50 com a Angela Lansbury, eles tiveram que mudar a história. A história é sobre esse rapaz que espanta todos e seduz todas aquelas mulheres e completamente fica longe de tudo. E no primeiro filme eles tiveram que cortá-lo porque eles pensaram que o público não aceitaria isso. Nesse filme ocorre o oposto. Esse cara é um completo estúpido, tão arrogante e teimoso e auto-justo sobre tudo. Ele continua sendo um estúpido no final e todos o parabenizam por isso.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário