quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Como Alex Meraz conseguiu o papel em Lua Nova


Alex Meraz para em frente ao espelho, arruma o cabelo, com exagerada admiração, olha para si e diz “Acredita que eu fui um dos homens mais sexy da semana na People?” Sua esposa Kim vira os olhos e ri.

Meraz está tentando viver com toda essa agitação.

O ator de 25 anos é o lobisomem bad-boy Paul em Lua Nova. Ele foi o Homem Mais Sexy da Semana da revista People em outubro, e brincou sobre isso no Twitter: “Estou sem camisa na piscina, parecendo um cachorro molhado!”

Sua esposa, que é uma grande fã dos livros, o incentivou a participar do teste para o papel.

Meraz pensou que o teste iria demorar, já que havia mais de 70.000 atores na briga para serem um dos cinco jovens lobisomens. A franquia Crepúsculo é sucesso mundial, com garotas que sonham com a história de Bella Swan e do amor de sua vida, o vampiro Edward Cullen.

A oportunidade do teste para o filme veio a Alex em uma época em que o dinheiro estava curto, e ele estava preocupado se conseguiria sustentar sua esposa e filho com a dança. (Ele é membro e um dos criadores do grupo de dança indígena Dancing Earth e já se apresentou em vários lugares do mundo).

Parece que seu conhecimento em dança e em capoeira o ajudou a incorporar o cabeça-quente Paul, que, como os outros lobisomens, fica a maior parte do filme sem camisa.

Meraz não acreditou que conseguiu o papel. Sua esposa nunca teve dúvida disso.

Agora Meraz está em turnê, promovendo o filme. Ele já gravou Eclipse, o terceiro filme da série e está esperando por notícias do quarto. O seu personagem participa do último filme, então é provável que ele esteja nele também. Sua vida agora é um turbilhão de entrevistas, fotos e fãs gritando.

Em Denver, uma garota desmaiou quando o conheceu. Ele escreveu em seu Twitter: “Obrigado por terem feito com que eu me sentisse a Miley Cyrus, e obrigado aos policiais por terem segurado elas.”

“Está ficando maior, mais louco e super rápido,” diz Meraz, ainda maravilhado como o modo que sua vida mudou.

O Mocinho

Meraz é charmoso, se desculpando profundamente por chegar atrasado ao Axé Capoeira Arizona, uma academia em Tempe, por causa de um acidente que aconteceu na Interstate 17. Ele pode ser famoso agora, mas ainda é chamado por seus colegas da capoeira como Gabiru, que em Português significa “rápido”.

“Ele continua o mesmo, uma pessoa legal, engraçada e amável,” diz Alexander Abdur-Rahman, que conhece Meraz desde 2001. Meraz e Abdur-Rahman se cumprimentam com um abraço e planejam almoçar no In-N-Out Burger.

Meraz diz que seus amigos são muito importantes. Ele chegou onde está porque as pessoas o ajudaram em toda a sua vida.

“Minha medida do meu sucesso não seria feita por esse filme – é feita através das ótimas pessoas que tive em minha vida,” diz Meraz.

Alex cresceu em Mesa, era o mais novo de cinco filhos. Sua infância foi difícil com um pai ausente e uma mãe que trabalhava em três empregos. Seu irmão, Jose Meraz, diz que muitos dos caras que eles conheciam, hoje em dia fazem parte de gangues, estão presos ou mortos.

Jose, que é sete anos mais velho do que Meraz, ensinou Alex a ser forte, colocando luvas de boxes no garoto quando ele tinha apenas cinco anos, e foi ele quem o levava às aulas de artes marciais.

“Como um bom irmão mais velho, eu tentei influenciá-lo com coisas positivas,” diz Jose, que está estudando para ser paramédico em Phoenix. “Se você estiver cercado por coisas ruins, você pode facilmente ser influenciado, a não ser que tenha uma saída, algo que te mostre uma diferente visão da vida. Eu quis mostrar ao meu irmão que ele não tinha que seguir um caminho errado para ser alguém. Ele pode sair por aí e ter sucesso.”

Alex Meraz praticamente viveu na casa de Zarco e Carmen Guerrero. A casa de Guerrero era caminho da escola de Alex, e quase todas as crianças da vizinhança viviam lá.

Zarco é conhecido por fazer máscaras, ele é também ator e músico, sua mulher é joalheira, atriz e dançarina. Seus filhos, Queztal e Tezac, são músicos e atores.

Meraz e seus amigos aprenderam a dançar no estúdio de Zarco. Ele também ensinou Meraz a fazer máscaras.

“Alex sempre quis estar por dentro de tudo,” diz Carmem Guerrero.

Os amigos de Meraz foram uma boa influência: “Nós nos incentivamos.”

Aos 15 anos, Jose levou Alex ao Axé Capoeira Arizona, e Jay Spain ensinou o esporte a ele. Meraz treinou com Spain por três anos, aprendeu que com trabalho duro, ele podia fazer qualquer coisa – de saltos simples de costas a grandes chutes no ar em apresentações em público.

“Ele te faz acreditar que pode trazer o que há de melhor em você,” diz Meraz.

Meraz frequentou o New School for the Arts, levava uma hora para chegar lá. Ele vendeu seus primeiros quadros quando ainda era estudante. Em seu último ano na escola, sua mãe morreu de câncer de mama. Meraz ficou devastado.

“Sua dor era visível,” diz Carmem Guerrero. “Eu lembro de rezar por ele, pensando ‘O que será desse menino agora?’”

Ela está agradecida pois suas rezas foram atendidas.

O Bad Boy

Em 2003, Meraz se mudou para São Francisco, pensando que deixaria sua marca no mundo da dança. Ele vendia doces no Whole Foods quando participou do teste para o seu primeiro filme O Novo Mundo (2005), e acabou conseguindo o papel.

“Foi quando tudo começou,” diz a dançarina e atriz Rulan Tangen, que mais tarde ajudou Alex a criar o Dancing Earth.

Para o papel, Meraz treinou 12 horas por dia durante três meses, ganhando 23 quilos nesse tempo. “Por causa de seu conhecimento em dança e em capoeira, ele viu que os passos complicados das cenas de luta eram fáceis para ele,” diz Tangen, que também participou do filme.

Alex diz que Tangen o ensinou a acreditar em si mesmo.

“’Por que não tentar? Por que viver sua vida sentindo medo?’ Ela realmente me encorajou a dar um passo à frente, que para mim era algo desconhecido,” diz Meraz.

No set de O Novo Mundo, Alex também conheceu o ator Raoul Trujilo, que o ajudou em sua fita para a audição de Lua Nova. Apesar do dinheiro ser pouco, Meraz dirigiu até a casa de Trujilo no Novo México para gravar sua fita. No caminho, a lua cheia brilhava no céu.

“Foi mágico,” diz Meraz – e um bom presságio.

Na verdade, Meraz fez o teste para o papel de Sam, o líder da matilha. Meses depois, após se apresentar na audição, ele recebeu a ligação de que tinha conseguido o papel de Paul.

“Adoro os bad boys,” diz Meraz. “Eles se divertem mais.” (Stephenie Meyer disse que ele é o Paul perfeito, apesar de ser mais bonito do que o Paul que ela imaginava enquanto escrevia os livros.)

Os filmes da série são gravados em Vancouver, onde Alex foi flagrado fazendo compras vestindo shorts, camiseta e chinelos. Ele diz que estava tentando se acostumar com o clima, já que seu personagem passa o filme sem camisa.

Sua cena favorita em Lua Nova é quando seu personagem e seus amigos pulam do penhasco. Os atores fizeram suas próprias cenas de ação, pulando de um andaime de 30 metros e caindo em cima de um colchão.

“Foi bem intenso,” diz Meraz, “Mas foi divertido.” (Corajoso vindo de alguém que tinha medo de altura quando criança.)

A pior parte dessa nova vida de celebridade para Alex é estar longe de sua esposa e de seu filho Somak, que tem quase dois anos de idade.

Meraz diz que continuará a morar no Arizona. É a escapatória perfeita para sua nova e agitada vida. É o seu lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário